segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Debate participativo e politizado na Roda da Educação

A Roda de Trabalhadores da candidatura Robinson Cireia Vereador do dia 21 de agosto foi marcada por uma rica e exemplar discussão sobre a educação pública em Cuiabá.



A Roda, que contou com a participação do candidato a prefeito Lúdio Cabral, reuniu diversos profissionais da educação e outros apoiadores durante mais de duas horas para debater as bandeiras que precisam ser apoiadas em um mandato que tem compromisso com o ensino público de qualidade.    

A qualificação do ensino a partir da relação de trabalho deu início às discussões. Para todos ali presentes, profissionais valorizados oferecem melhor serviço à população, por isso a defesa das reivindicações dos trabalhadores é a premissa básica para garantir educação de qualidade.

Uma das propostas defendidas por Robinson Cireia, o projeto da escola em tempo integral recebeu inúmeras considerações que deu ainda mais sustentação a essa aspiração. Após a contribuição dos profissionais de educação presentes, chegou-se a conclusão de que a luta pelo ensino integral deve ser mantida, mas ao mesmo tempo, é necessário garantir infraestrutura adequada para que as escolas possam receber os estudantes num período maior. Além disso, o projeto deve priorizar os bairros com maiores índices de violência e a escola integral precisa desenvolver atividades atrativas que possam incentivar os estudantes a gostar de ficar na instituição.

Alguns participantes falaram também da necessidade de leis que obrigue o município a realizar censo da educação para, assim, ter condições de fazer um real diagnóstico da educação em Cuiabá.

Outra questão bastante debatida durante a reunião foi o sistema de ciclo de ensino como forma de organização do ensino fundamental.  Enquanto política pública de educação, o ciclo de ensino democratiza a educação e valoriza o conhecimento adquirido por cada estudante, mas a tentativa de superar o fracasso escolar pode ser associado à queda da qualidade de ensino. “É preciso tirar o melhor do sistema de ciclo de ensino, que é o acolhimento das diferenças. E também é necessário fazer uma avaliação de como esse sistema está sendo utilizado em Cuiabá, se ele não está servindo apenas como um instrumento de melhoria artificial dos dados da educação. É preciso buscar a verdadeira função de educar”, disse Robinson Cireia.

Para Lúdio Cabral, as informações e propostas oferecidas pelos participantes serão muito importantes durante o debate eleitoral e principalmente quando iniciar o Governo da cidade, já que ali se encontravam  pessoas que entendem do assunto e desejam levar a educação de qualidade a todos.

A técnica de nutrição escolar do município, Rosi Ladislau, falou sobre a importância da valorizaração a educação infantil que é onde a criança tem o primeiro contato com a educação formal, sendo o pilar, o alicerce de seu crescimento intelectual.

Lúdio ficou muito feliz ao ouvir isso e saber que está no caminho certo, pois essa é uma das prioridades de seu plano de Governo. “Temos 48 creches no município e podemos avançar para no mínimo 100 creches em 04 anos com as oportunidades que o Governo Federal oferece”.

Para Marivone Pereira, que é professora da rede estadual de educação em Cuiabá, a valorização do profissional da educação passa pela aplicação do piso nacional da educação. Ela também acredita que a qualidade na educação é completamente dependente da climatização das salas de aula, é um conforto necessário que permite ao professor ensinar e ao aluno aprender.  

Ao final dessa Roda da Educação, o professor Robinson Cireia ficou ainda mais empolgado com a candidatura. Para ele, o clima participativo da reunião mostrou que é possível construir um mandato com mobilização, participação popular e debate político. E, para todos os participantes, a reunião foi mais uma prova do compromisso de Lúdio Cabral e Robinson Cireia em garantir educação pública de qualidade no município.

“É justamente por causa desse tipo de debate que apoio o companheiro Robinson Cireia, porque sei que ele será voz que precisamos na Câmara de Vereadores para ajudar a cobrar os direitos dos profissionais da educação que não vêm sendo respeitados, como a licença prêmio, as elevações de nível e o Piso Nacional para os profissionais da Educação”, finalizou o professor da rede municipal de educação, Duarte Pinto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário