segunda-feira, 10 de setembro de 2012


JUVENTUDE QUE SONHA SEMPRE MAIS

A Roda da Juventude, realizada pela candidatura Robinson Cireia Vereador, na noite de terça-feira, dia 04 de setembro, mostrou que muitos jovens estão preocupados com as misérias que assolam não só Cuiabá, mas toda a humanidade.




Para despertar a discussão sobre desigualdade social, a Roda foi iniciada com a projeção do filme de curta-metragem “Ilha das Flores”, do cineasta Jorge Furtado. Com certas doses de humor, o filme, que fala em uma cadência repetitiva e dicionarística da vida em um lixão em Porto Alegre, serviu de instrumento para que a reunião tivesse como princípio a discussão sobre as desigualdades e a desvalorização do ser humano e sobre como a participação política pode ajudar a mudar essa situação.

“Mais do que simplesmente pedir o seu voto, quero convidar vocês para participar da política, porque somente com essa participação é que conseguiremos fazer alguma coisa para acabar com a desigualdade social”.  Foi assim que o candidato Robinson Cireia deu início ao debate que buscava, acima de tudo, mobilizar a força e a vontade da juventude para questões coletivas.

A estudante de Ciências Sociais da UFMT, Jeniffer, endossou a fala de Robinson Cireia ao argumentar que “enquanto a gente não garantir as condições básicas, a gente nunca vai poder afirmar que a culpa por uma situação de miséria é do próprio ser humano”.

Já a estudante Amanda Alves foi ainda mais longe e afirmou que, mesmo que pareça utópico, todo jovem tem um pouquinho de indignação, tem vontade de mudar, mas não encontra um líder para incentivar. Para ela, Robinson Cireia tem demonstrado que pode ser essa pessoa capaz de canalizar esse movimento.

Para o apoiador Fernando Pivetta, que é estudante de mestrado em agronomia da UFMT, as candidaturas de Robinson Cireia a vereador e Lúdio Cabral Prefeito já representam, por si só, um ponto de apoio das reivindicações dos trabalhadores, pois além de representarem de verdade os interesses coletivos, eles sempre fizeram questão de apoiar e até mesmo ajudar a organizar as lutas da população.






Ao serem questionados sobre o que um vereador pode fazer pela juventude, os jovens presentes começaram a falar sobre a necessidade de garantir e ampliar o direito ao passe livre a estudantes. 

Para a estudante Amanda Alves, o passe livre deveria abranger todos os horários porque cultura e lazer também são momentos de aprendizado. E para confirmar seu apoio a essa reivindicação da juventude, Robinson Cireia ainda explicou a todos os demais sobre os motivos que o levaram a defender não apenas a garantia, mas também a ampliação do transporte público gratuito.  “A  juventude não precisa de drogas, precisa de educação, diversão e arte. Um vereador pode e deve lutar por isso, começando pela defesa do passe livre. Para conquistarmos um futuro melhor, nós temos que sonhar sempre mais”, completou Cireia.

Durante a discussão sobre a atuação legislativa em prol da juventude, os jovens ainda demonstraram maturidade e uma incrível consciência política que fez com que a discussão saísse da esfera de seus próprios interesses e passasse para os interesses de toda a população.  A partir daí a reunião foi marcada pela defesa de reivindicações que atingem todos os trabalhadores, como transporte público e educação pública de qualidade e acessíveis para todos.





A estudante Julia Tizziane aproveitou o momento para falar da importância dos jovens se envolverem nas lutas pelo direito de terem um futuro de verdade sem guerras, drogas e violência e convidou a todos para participar das reuniões semanais da Juventude Revolução. “A Juventude Revolução é uma organização política de jovens que luta contra a exploração, a opressão e a guerra e pelo socialismo no Brasil e no mundo. Aqui em Cuiabá, as reuniões acontecem todas as quintas-feiras, às 18h15, na praça atrás da escola Liceu Cuiabano”, explicou Tizziane. 


Para exemplificar o quanto importante foi a reunião para que essa vontade de mudar nossa cidade possa se transformar em ações práticas, a estudante Thais Rodrigues foi bastante enfática em sua fala: “Estamos num grupo pequeno, mas todos têm o mesmo objetivo que é o de lutar por ideais coletivos e não por interesses individuais ou simplesmente por dinheiro. Estamos aqui porque acreditamos. Então temos que nos unir e convidar  mais pessoas para participar conosco nessa luta”.

 A reunião foi finalizada com todos manifestando o sentimento de que o processo eleitoral, especialmente as candidaturas de Robinson Cireia Vereador e Lúdio Cabral Prefeito, trouxe como principal benefício a possibilidade de união daqueles que querem lutar contra tudo o que explora e oprime os trabalhadores e a juventude em Cuiabá. Um precioso exemplo que mostra que há muita gente capaz de se mobilizar contra as políticas que há tempos conduzem populações aos lixões, que colocam seres humanos abaixo de porcos, como mostrado no curta assistido no início da reunião. Afinal, assim como o desabafo no final de Ilha das Flores, quem participa das lutas sabe que “a liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda".




(Texto: Cida Rodrigues Cireia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário