quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Trajetória de luta do professor Robinson Ciréia


Robinson Cireia conheceu a militância política participando da Pastoral da Juventude de 1994 a 2002, chegando a ser coordenador paroquial. Nesse período, participou e ajudou a mobilizar o Plebiscito da Dívida Pública e do Plebiscito contra a ALCA.
 
Em 1998 se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) pelo interesse de estar onde a classe trabalhadora organiza suas lutas.


Fez parte do Centro Acadêmico de História e da direção do DCE-UFMT (Diretório Central dos Estudantes) por dois mandatos. Lutou, junto com os demais estudantes, por mais verbas para as Universidades Públicas, mais dinheiro para assistência estudantil, em defesa do Passe Livre Estudantil, Redução da Passagem de Ónibus, Retirada da Reforma Universitária, contra a Reforma da Previdência, dentre outras lutas.

Em 2008, começou a trabalhar como professor na rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso, iniciando então sua atuação sindical. Nesse mesmo ano também foi representante estadual do Comitê pela Reestatização da Vale do Rio Doce e contra o aumento abusivo do IPTU.
 

Até pouco tempo, era assessor parlamentar do vereador Lúdio Cabral. Atualmente, trabalha como professor da rede estadual de ensino, é Secretário de Comunicação da CUT (licencidado) e faz parte da direção do PT. Também atua na base do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (SINTEP-MT), lutando, dentre outras coisas, pelo piso nacional da educação.



Robinson participa da luta Nacional pela revogação da Lei da OSs (Organizações Sociais), que na prática só serve para privatizar os serviços de Saúde.

 
Em 2011, ajudou na luta contra a privatização da Empresa de Saneamento da Capital e defende que a primeira ação num governo do PT seja a de reestatizar a Sanecap. Essa é uma luta que não abre  mão de ajudar a organizar.



SEMPRE NAS LUTAS!

Um comentário:

  1. Sempre admirei Robinson como pessoa. Quando o conheci me perguntava o que levava alguém a sempre lutar pelos interesses dos outros. Muitas vezes ele foi discriminado por defender o trabalhador. Bom, o fato é que hoje temos a oportunidade de retribuir o muito que ele já nos fez. Robinson é a prova de que ainda vale a pena acreditar na política, é a prova de que ainda existem candidatos honestos. Pode ter certeza meu amigo, todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo têm muito orgulho disso!!! Sucesso!!!

    ResponderExcluir